Dashboard de campanhas
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Escrito por Joao Silva
Atualizado há mais de uma semana

Com a possibilidade de criação e disparo de campanhas através da plataforma Omnichat, entendemos que dúvidas podem surgir, sobretudo relacionadas ao impacto que estes disparos podem causar na sua audiência.

Por isto, disponibilizamos o Dashboard de Campanhas, para que o usuário administrador possa entender melhor como os investimentos em campanhas têm performado.

Neste artigo, explicaremos o seu funcionamento, assim como utilizar os filtros ao seu favor.


Filtros

Quanto aos filtros, será possível filtrar as informações exibidas nos gráficos e métricas de duas formas, por data e por campanha, como é possível ver abaixo:

Nome da campanha

Através deste filtro, é possível filtrar os gráficos e métricas uma única campanha por vez, permitindo visualizar todas as suas informações, durante todo seu período de disparo.

Data

Através deste filtro, é possível filtrar as informações de acordo com períodos de disparo específicos, definidos pelo usuário, escolhendo entre as 4 opções abaixo:

  • Últimas 24 horas;

  • Últimos 7 dias;

  • Últimos 15 dias;

  • Personalizado;

Através da opção "Personalizado", o usuário terá a disposição um calendário, no qual é possível selecionar uma janela de disparo desejado:

Observação 1: Ao filtrar por nome de campanha, é contabilizado todo o seu período de disparo.

Observação 2: Ao filtrar por período de disparo, é contabilizado todas as campanhas neste período.


Gráficos

Quanto aos gráficos, descreveremos seu funcionamento de forma individual abaixo, lembrando que os dados são exibidos de acordo com o filtro aplicado no momento (por período ou nome da campanha).

Campanhas

Se o utilizado for de período (tempo), será possível visualizar o número total de campanhas disparadas no período.

No caso do filtro usado ser o de campanha, o valor exibido neste gráfico será "1".

Desempenho

Através deste, é possível visualizar o número total e o percentual de:

  • Disparos realizados;

  • Mensagens entregues;

  • Mensagens lidas;

  • Mensagens respondidas;

  • Oportunidades de venda;

  • Atendimentos convertidos;

Atenção: o valor percentual exibido será sempre referente ao número de disparos realizados.

O que é uma oportunidade de venda?

No contexto deste dashboard, oportunidade de vendas seriam atendimentos que foram criados a partir destas campanhas que chegaram em um humano ou bot vendedor, assim sendo, uma oportunidade de um vendedor realizar uma venda ao consumidor.

O que é um atendimento convertido?

No contexto deste dashboard, atendimentos convertidos seriam os atendimentos com ao menos um pedido pago relacionado à ele.

Com este funil, será possível não somente identificar a performance da campanha em engajamento (de entregue à respondido), como também a performance do bot (caso exista um bot vinculado à campanha, em oportunidades de venda) e a performance dos vendedores (em atendimentos convertidos).

Disparos

Através deste, é possível visualizar a quantidade de disparos durante o tempo.

O eixo Y do gráfico é referente a quantidade dos disparos, enquanto o eixo X exibe o período de tempo, de acordo com o período selecionado no filtro.

Ao posicionar o mouse sobre qualquer barra do gráfico, será possível visualizar seus valores.

CPL (Custo por lead)

O CPL demonstra o valor do custo dos leads, com base nos filtros selecionados.

É a razão entre o investimento e as quantidades de respostas das campanhas.

CPL = Investimento / Qtd. de respostas

ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Campanhas)

O ROAS demonstra o retorno financeiro de um investimento realizado em campanhas, com base nos filtros selecionados.

É calculado como a razão entre a diferença do faturamento e investimento, pelo investimento.

ROAS = (Faturamento - Investimento) / Investimento

Insight

Se o ROAS apresentar os valores:

  • ROAS = -1 : Significa que não foi identificado nenhum pedido influenciado por esta campanha, ou seja, nenhum faturamento foi atrelado à mesma até o momento da verificação, portanto, não obteve-se nenhum retorno do que foi investido.

    Para começar a relacionar seu faturamento com suas campanhas, você pode:

    • Se você utiliza VTEX, integrar ou validar sua integração junto ao seu gestor da OmniChat;

    • Fechar pedidos direto via OmniChat para os mesmos contatos utilizados nos disparos;

    • Fazer upload via API de conversão de suas vendas, para buscar vendas influenciadas por campanhas.

  • ROAS = 0 : Significa que você obteve um retorno igual ao valor investido.

    • Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 500,00. Logo, o cálculo segue: ROAS = (500 - 500 / 500 = 0.

  • ROAS = 1: Significa que você obteve o dobro do que investiu na campanha.

    • Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 1.000,00. Logo, o cálculo segue: ROAS = (1000 - 500) / 500 = 1.

  • ROAS = 2: Significa que você obteve o triplo do que investiu na campanha.

    • Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 1.500,00. Logo, o cálculo segue: ROAS = (1500 - 500) / 500 = 2.

E assim sucessivamente.

Investimento

O Investimento é a somatória dos valores investidos nas campanhas, com base nos filtros selecionados.

O custo de uma campanha é definido pela multiplicação entre o custo do template e a quantidade de disparos desta campanha.

Investimento = Custo do template x Qtd. de disparos

Faturamento

O Faturamento é o somatório dos valores de pedidos pagos, com base nos filtros selecionados.

Um pedido é considerado influenciado quando seu faturamento ocorre dentro de uma janela de influência, a partir da data de disparo da mensagem.

Observação 1: A janela de influência default é de 15 dias.

Ticket Médio

O Ticket Médio é a média dos valores dos pedidos pagos, com base nos filtros selecionados.

É calculado através da razão entre o faturamento e a quantidade de pedidos.

Ticket Médio = Faturamento / Qtd. de pedidos

Total de Pedidos

O Total de Pedidos é a quantidade de pedidos influenciados, com base nos filtros selecionados.

Um pedido é considerado influenciado quando seu faturamento ocorre dentro da janela de influência.

Observação 1: A janela de influência default é de 15 dias.

Visão Geral - Campanhas

Nesta tabela, disponibilizamos todas as campanhas, com base nos filtros selecionados, junto de um resumo com seus metadados e métricas para uma análise mais robusta, permitindo assim, realizar comparações para chegar nos melhores insights.

Com ela, você poderá ordenar as colunas em ordem crescente e decrescente, conforme desejar. Além disso, você poderá baixar os dados completos dessas campanhas, contendo não somente os dados mostrados no dashboard, como também outros dados.

Os dados completos são:

Nome da coluna

Descrição

Id

ID da campanha

Nome

Nome da campanha

CPL

Custo por lead da campanha

Investimento

Total investido na campanha

Faturamento

Total de faturamento influenciado pela campanha

Ticket médio

Ticket médio da campanha

Quantidade de pedidos influenciados

Quantidade de pedidos que foi influenciado pela campanha

Quantidade de disparos

Quantidade de disparos da campanha

Quantidade de entregues

Quantidade de disparos da campanha que foram entregues com sucesso

Quantidade de lidos

Quantidade de disparos da campanha que foram lidos

Quantidade de respondidos

Quantidade de disparos da campanha que foram respondidos

Taxa de disparos entregues

Razão entre disparos entregues e total de disparos

Taxa de disparos lidos

Razão entre disparos lidos e disparos entregues

Taxa de disparos respondidos

Razão entre disparos respondidos e disparos lidos

Visão Geral - Times

Nesta tabela, disponibilizamos as informações sobre os atendimentos originados das campanhas disparadas, na granularidade de times que tiveram contato com estes atendimentos, com base nos filtros selecionados, junto de um resumo com seus metadados e métricas para uma análise mais robusta, permitindo assim, realizar comparações para chegar nos melhores insights.

Com ela, você poderá ordenar as colunas em ordem crescente e decrescente, conforme desejar. Além disso, você poderá baixar os dados completos dessas campanhas, contendo não somente os dados mostrados no dashboard, como também outros dados.

Os dados completos são:

Nome da coluna

Descrição

Nome

Nome do time que teve interação com algum atendimento, referente às campanhas e período selecionados

Recebidos

Quantidade de atendimentos recebidos pelo time, referente às campanhas e período selecionados

Conversão

Quantidade de atendimentos convertidos pelo time, ou seja, com ao menos um pedido pago relacionado, referente às campanhas e período selecionados

Pedidos pagos

Quantidade de pedidos pagos (total) daquele time, referente às campanhas e período selecionados

Valor (R$)

Valor de pedidos pagos (total) daquele time, referente às campanhas e período selecionados

TME

Tempo médio de espera daquele time, referente às campanhas e período selecionados

TMA

Tempo médio de atendimento daquele time, referente às campanhas e período selecionados

Avaliação

Média de CSAT que aquele time recebeu, referente às campanhas e período selecionados

Qtd. avaliações

Quantidade de avaliações realizadas pelos consumidores que aquele time recebeu, referente às campanhas e período selecionados

Visão Geral - Usuários

Nesta tabela, disponibilizamos as informações sobre os atendimentos originados das campanhas disparadas, na granularidade de usuários que tiveram contato com estes atendimentos, com base nos filtros selecionados, junto de um resumo com seus metadados e métricas para uma análise mais robusta, permitindo assim, realizar comparações para chegar nos melhores insights.

Com ela, você poderá ordenar as colunas em ordem crescente e decrescente, conforme desejar. Além disso, você poderá baixar os dados completos dessas campanhas, contendo não somente os dados mostrados no dashboard, como também outros dados.

Os dados completos são:

Nome da coluna

Descrição

Nome

Nome do usuário que teve interação com algum atendimento, referente às campanhas e período selecionados

Recebidos

Quantidade de atendimentos recebidos pelo usuário, referente às campanhas e período selecionados

Em andamento

Quantidade de atendimentos que ainda estão em aberto com aquele usuário, referente às campanhas e período selecionados

Finalizados

Quantidade de atendimentos finalizados pelo usuário, referente às campanhas e período selecionados

Conversão

Quantidade de atendimentos convertidos pelo usuário, ou seja, com ao menos um pedido pago relacionado, referente às campanhas e período selecionados

Pedidos pagos

Quantidade de pedidos pagos (total) daquele usuário, referente às campanhas e período selecionados

Valor (R$)

Valor de pedidos pagos (total) daquele usuário, referente às campanhas e período selecionados

TME

Tempo médio de espera daquele usuário , referente às campanhas e período selecionados

TMA

Tempo médio de atendimento daquele usuário, referente às campanhas e período selecionados

Obs.1: Os dados baixados serão referente aos filtros selecionados, portanto se for selecionado um período inferior ao período completo de disparos, os dados baixados da campanha serão parciais, assim como se for selecionado uma campanha específica, somente será baixado os dados completos desta campanha propriamente dita.

Obs.2: Os dados neste dashboard tem uma taxa de atualização de D-1, ou seja, os dados são referentes à um dia atrás da data de consulta.


Pronto!

Agora você já sabe o que é o dashboard de campanhas e como utilizá-lo ao seu favor.

Caso ainda tenha alguma dúvida, fale com a gente. Será um prazer te ajudar.

Aproveite para nos contar como se sentiu ao ler o artigo!


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