Dashboard de campanhas atualizado
O dashboard de campanhas da OmniChat foi aprimorado para oferecer uma experiência mais abrangente e detalhada de análise de campanhas, agora incluindo suporte completo para campanhas recorrentes, como recuperação de carrinho abandonado.
Com a possibilidade de criação e disparo de campanhas através da plataforma Omnichat, entendemos que dúvidas podem surgir, sobretudo relacionadas ao impacto que estes disparos podem causar na sua audiência.
Por isto, disponibilizamos o Dashboard de Campanhas, para que o usuário administrador possa entender melhor como os investimentos em campanhas têm performado.
O dashboard permite monitorar e analisar o desempenho de campanhas de marketing com métricas detalhadas, como disparos, mensagens entregues, lidas, respondidas, oportunidades de vendas, CPL (Custo por Lead), ROAS (Retorno sobre Investimento em Campanhas), e muito mais. Agora, ele também suporta a visualização de campanhas recorrentes e pontuais.
Atenção:
Somente os usuários com acesso de administrador ou gestor de marketing podem visualizar informações de outros usuários através do dashboard.
Este dashboard está em fase de construção e seu conteúdo será progressivamente liberado à medida que vamos desenvolvendo-o.
Fique atento, pois com novos conteúdos iremos atualizar esta documentação.
Sua liberação acontecerá aos poucos e se deseja utilizá-lo na fase inicial, contate nosso suporte ou seu gerente de conta junto a OmniChat;
Os dados que alimentam este dashboard estão com uma taxa de atualização de D-1, ou seja, são referentes à dois dias atrás.
Neste artigo, explicaremos o seu funcionamento, assim como utilizar os filtros ao seu favor.
Filtros
Quanto aos filtros, será possível filtrar as informações exibidas nos gráficos e métricas de duas formas, por data e por campanha, como é possível ver abaixo:
Nome da campanha
Através deste filtro, é possível filtrar os gráficos e métricas uma única campanha por vez, permitindo visualizar todas as suas informações, durante todo seu período de disparo.
Data
Através deste filtro, é possível filtrar as informações de acordo com períodos de disparo específicos, definidos pelo usuário, escolhendo entre as 4 opções abaixo:
Ontem;
Últimos 7 dias;
Últimos 15 dias;
Personalizado;
Através da opção "Personalizado", o usuário terá à disposição um calendário, no qual é possível selecionar uma janela de disparo desejado:
Observação 1: Ao filtrar por nome de campanha, o campo de data será desativado e é contabilizado todo o seu período de disparo.
Observação 2: Ao filtrar por período de disparo, é contabilizado todas as campanhas neste período.
Tipo da campanha
Agora você pode filtrar campanhas por "Recorrente" e "Pontual".
Campanhas pontuais: Utilizam audiências fixas e são disparadas em momentos específicos.
Campanhas recorrentes: Ativadas e pausadas conforme necessário, utilizando audiências dinâmicas. Exemplos incluem campanhas de "Status de Pedido", "Recuperação de Carrinho Abandonado" e "Cashback".
Categoria de campanha
Ao selecionar uma campanha recorrente, será apresentado um novo filtro, que te ajuda a segmentar as categorias de campanhas recorrentes, sendo:
"Carrinho Abandonado"
"Pedido Abandonado"
"Status de Pedido"
Gráficos
Quanto aos gráficos, descreveremos seu funcionamento de forma individual abaixo, lembrando que os dados são exibidos de acordo com o filtro aplicado no momento (por período ou nome da campanha).
Campanhas
Se o utilizado for de período (tempo), será possível visualizar o número total de campanhas disparadas no período.
No caso de o filtro usado ser o de campanha, o valor exibido neste gráfico será "1".
Desempenho
Através deste, é possível visualizar o número total e o percentual de:
Disparos
Entregues
Lidos
Oportunidades
Convertidos em Venda
Atenção: o valor percentual exibido será sempre referente ao número de disparos realizados.
O que é uma oportunidade?
No contexto deste dashboard, oportunidade de vendas seriam atendimentos que foram criados a partir destas campanhas que tiveram uma resposta pelo consumidor, assim sendo, uma oportunidade de um vendedor realizar uma venda.
O que é convertido em venda?
No contexto deste dashboard, "convertidos em venda" se referem aos atendimentos que resultaram em pelo menos um pedido pago. É possível que um atendimento tenha mais de um pedido associado, o que pode fazer com que o funil apresente um aumento em relação aos números de oportunidades.
Com este funil, será possível não somente identificar a performance da campanha em engajamento (de entregue à respondido), como também a performance do bot (caso exista um bot vinculado à campanha, em oportunidades de venda) e a performance dos vendedores (em atendimentos convertidos).
Disparos e taxa de conversão diária
Através deste, é possível visualizar a quantidade de disparos e a taxa de conversão durante o tempo.
O eixo Y do lado esquerdo do gráfico é referente a quantidade dos disparos, enquanto o eixo X exibe o período de tempo, de acordo com o período selecionado no filtro.
O eixo Y do lado direito do gráfico é referente a taxa de conversão diária, enquanto o eixo X exibe o período de tempo, de acordo com o período selecionado no filtro.
Ao posicionar o mouse sobre qualquer barra do gráfico, será possível visualizar seus valores.
CPL (Custo por lead)
O CPL demonstra o valor do custo dos leads, com base nos filtros selecionados.
É a razão entre o investimento e as quantidades de respostas das campanhas.
CPL = Investimento / Qtd. de respostas
ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Campanhas)
O ROAS demonstra o retorno financeiro de um investimento realizado em campanhas, com base nos filtros selecionados.
É calculado como a razão entre a diferença do faturamento pelo investimento.
ROAS = Receita gerada por anúncios/ Custo dos anúncios
Para começar a relacionar seu faturamento com suas campanhas, você pode:
Se você utiliza VTEX, integrar ou validar sua integração junto ao seu gestor da OmniChat;
Fechar pedidos direto via OmniChat para os mesmos contatos utilizados nos disparos;
Fazer upload via API ou planilha de conversão de suas vendas, para buscar vendas influenciadas por campanhas.
Insight
Se o ROAS apresentar os valores:
ROAS = 0: Significa que você não obteve retorno sobre o valor investido.
Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 0,00. Logo, o cálculo segue:
ROAS = 0/500 = 0
ROAS = 1: Significa que você obteve um retorno igual ao valor investido.
Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 500,00. Logo, o cálculo segue:
ROAS =500/500 = 1
ROAS = 2: Significa que você obteve o dobro do valor investido na campanha.
Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 1.000,00. Logo, o cálculo segue:
ROAS = 1000/500} = 2
ROAS = 3: Significa que você obteve o triplo do valor investido na campanha.
Ex.: Investi R$ 500,00 e obtive um retorno de R$ 1.500,00. Logo, o cálculo segue:
ROAS = 1500/500 = 3
E assim sucessivamente.
Investimento
O Investimento é a somatória dos valores investidos nas campanhas, com base nos filtros selecionados.
O custo de uma campanha é definido pela multiplicação entre o custo do template e a quantidade de disparos desta campanha.
Investimento = Custo do template x Qtd. de disparos
Faturamento
O Faturamento é o somatório dos valores de pedidos pagos, com base nos filtros selecionados.
Um pedido é considerado influenciado quando seu faturamento ocorre dentro de uma janela de influência, a partir da data de disparo da mensagem.
Observação 1: A janela de influência padrãoé de 15 dias. Para saber como alterar, clique aqui
Ticket Médio
O Ticket Médio é a média dos valores dos pedidos pagos, com base nos filtros selecionados.
É calculado através da razão entre o faturamento e a quantidade de pedidos.
Ticket Médio = Faturamento / Qtd. de pedidos
Total de Pedidos
O Total de Pedidos é a quantidade de pedidos influenciados, com base nos filtros selecionados.
Um pedido é considerado influenciado quando seu faturamento ocorre dentro da janela de influência.
Observação 1: A janela de influência padrão é de 15 dias.
Visão Geral - Campanhas
Nesta tabela, mostramos todas as campanhas conforme os filtros escolhidos, juntamente com um resumo de seus dados e resultados. Isso permite uma análise mais clara, facilitando comparações para obter as melhores conclusões.
Com ela, você poderá ordenar as colunas em ordem crescente e decrescente, conforme desejar. Além disso, você poderá baixar os dados dessa tabela em CSV, Json e XLSX.
Visão Geral de campanhas por dia
Nesta tabela, mostramos o detalhamento das campanhas por dia conforme os filtros escolhidos. Isso permite uma análise mais clara, facilitando comparações para obter as melhores conclusões. Inclui detalhes como:
Data da Campanha
Total de Disparos
ROAS do Dia
CPL do Dia
Investimento do Dia
Faturamento do Dia
Ticket Médio do Dia
Quantidade de Pedidos do Dia
Com ela, você poderá ordenar as colunas em ordem crescente e decrescente, conforme desejar. Além disso, você poderá baixar os dados dessa tabela em CSV, Json e XLSX.
Pronto!
Agora você já sabe o que é o dashboard de campanhas e como utilizá-lo ao seu favor.
Caso ainda tenha alguma dúvida, fale com a gente. Será um prazer te ajudar.
Aproveite para nos contar como se sentiu ao ler o artigo!
A resposta é confidencial e nos ajuda a saber o que podemos melhorar nos nossos conteúdos.
Sua opinião faz toda a diferença!